domingo, 21 de setembro de 2008

Umbanda "cântico da linha de Eshu Catiço"

1°)
Ia saindo
pela alta madrugada
sobre o clarão da lua
ouvi uma gargalhada

Linda morena faceira
me diga quem voce é
ela é Maria Padilha
rainha do cabaré

Ela sabe abrir qualquer gira
nas ordens de lucifer
ela anda de noite e de dia
e só não conhece quem não quer

2°)
eshu vai querer querer
a sua banda é que eu quero ver
mas quando chega no romper da aurora
..............vai chegar agora.

3°)
eshu é santo
eshu é santo
é santo lá no caminho
olha lá eshu (bis)
não me deixe andar sozinho(a)

4°)
eshu banda kere iawo
eshu ara eshu aro

5°)
eshu pomba gira menina
é falça até no andar
os anjos estão sorrindo
do tombo que vão levar

tesoura que corta ouro
não pode cortar metal
vai cortando os meus inimigos
as linguas dos que falam mal

6°)
chama boi criança
o engenho já quebrou
no alto da figueira kalunga
carijó cantou

o meu boi vermelho
o meu boi torino
vamos arrancar o couro dele sinha dona
pra fazer pandeiro

7°)
estava em pé na encruzilhada
e um galo galinzé biliscou meu pé
ké kéré kéré kéré
quem mexe com eshu é porque ké.

8°)
ele atirou
a sua flexa

a sua flexa
é de marfim

o Santo Antoin santo de mesa
o seu (.......)tambem é guia.

9°)
era dado a meia noite
quando o malvado chegou

com a capa de veludo
dizendo que era dotô

mais ele é eshu
dizendo que era dotô.

10°)
Com a capa de veludo
quando eu vi voce chorá

quando dava meia noite
eshu ia buscá

ina mojubá ê
ina mojubá ê

11°)
Ô meu Santo Antonio
faz o ninho na limeira

ô meu Santo Antonio
mora na bera do mar

Santo Antonio é pequenino
é chefi du meu gongá

ô meu Santo Antonio
mora na bera do mar.

12°)
Santo Antonio di pemba
caminhô 7 anus(anos)

A procura di um manu
i até ki incontrô

Mais comu caminhô
pemba
Ô comu caminhô
pemba
Ô comu caminhô
Santo Antonio di pemba
comu caminhô.

13°)
eshu ki tem 2 cabeça
eshu
sua banda é di fé

uma é Satanás du infeerno
e a outra é
di Jesús Nazaré.

14°)
Oi corri corri encruzilhada
Seu (.....) já chegô

Na porteira da kalunga eu vi
Tranca rua e marabo.

15°)
Boa noite umbanda
comu vai comu passôo

Hoji está fazendo um ano
Seu (.....) saravôo

Quem nunca viu venha vê
caldeirão sem fundo fervê
quem nunca viu venha vê
caldeirão sem fundo fervê

Quem deve paga na terra
eshu não podi devê.

16°)
Capelinha que bate bate
dentro dela tem morador
quem mora nela é João Caveira
ele é consumidor.

17°)
Eu passei no cemitério a katakumba estava pura
Lenço branco na jibeira em homenagem a Omolu
Korre Korre kavaleiro com seu kavalo amarelo
Vai buská Seu Jão Kavera nu portão du cemitério.

18°)
Quandu voce passá na incruzilhada
i encontrá um homi ka bengala na mão
peça licença i vá passando
não apanhe nada qui encontrá nu chão.

19°)
A sua katakumba tem mistério
mais ela é a pomba gira du cemitério
ela é loira dus olhos azuis
é a Maria Padilha filha di seu "Omolu".

20°)
Olha bata com o pé
i peça com fé
leve uma rosa amarela
para Maria Padilha
la na katakumba dela.

21°)
eshu Kainana, quem ti matô Kainana(bis)

na bera du ri, Kainana, eshu du lodu, kainana
eshu veludo, kainana, 7 porteiras, kainana.

na bera du ri, kainana, seu marabo, Kainana,
Maria Mulambo, Kainana, seu Lucifer, Kainana.

22º)
Eshu quando chega no reino
Todo mundo quer saber o seu nome

Mais ele é 7 encruzilhadas
Ele pula de banda
Ele pula de lado.

23°)
Ô luá, ô luá,
ele é filho da lua
saravá eshu...mirim
saravá seu Tranca Rua.

Ô luá, ô luá,
ele é filho da limeira
saravá eshu...mirim
saravá eshu Mangueira.

24°)
Eshu Tranca-rua é homi
prometi prá num faltar
são 7 carros di lenha
pré cuzinhá uma gambá.

E a lenha já si akabô
gambá tá prá cuzinhá
quem pensa ki céu é pertu
das nuvens não vão passar
os anjos estão sorrindo
do tombo ki vão levar.

Tizora ki korta oru
não podi korta metal
vai cortando os meus inimigos
as linguas dos ki falam mal.

Nenhum comentário: